quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"HABITAT: cidade" - Arte Urbana 2010


Em 2010, na terceira edição do Projeto Arte Urbana, promovido pela Secretaria de Cultura de Uberlândia, o Grupo Tríade - Arte e etc foi novamente selecionado, por meio de edital, com o trabalho "HABITAT: cidade".

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

O projeto Habitat: cidade consistirá numa ação artística coletiva de participação direta e imprescindível da população, que será atingida em seu habitat privado – sua residência, e convidada a refletir e interagir com seu habitat público – a cidade, por meio de ações artísticas. Para isso, 1056 endereços residenciais de Uberlândia, nos seus vários bairros, receberão um envelope via correio, contendo um cartão-postal com a imagem da Casa da Cultura, uma carta-convite que explicará o projeto em suas ações e intenções, e um cartão-postal em branco (já selado), que deverá ser preenchido com imagem e texto a partir da afirmativa “A cidade é minha casa”, e reenviado a nós. Estes postais produzidos pela população serão utilizados para a construção de uma “casa móvel” (de aproximadamente 3 m²), que irá ser instalada em diversos pontos do espaço urbano.
JUSTIFICATIVA
O projeto Habitat: cidade parte da reflexão sobre a relação indivíduo e espaço urbano, por nós entendido como o domicílio comum a todos os seus moradores – uma casa pública, espaço de múltiplas interações e trocas.
Desta forma, nossa proposta tem como primeiro espaço de interferência artística a residência privada de moradores de Uberlândia, que receberão através dos correios um cartão-postal da Casa da Cultura, acompanhado de uma proposta de interação, uma vez que estes destinatários serão convidados a trocar cartões-postais conosco com imagens desta “cidade habitat”, por meio dos quais contribuirão para a construção de um objeto penetrável em forma de casa, que será a metáfora visual das relações entre cidade – casa / público – privado / individual –coletivo. Com este objeto, realizaremos interferências em espaços públicos de Uberlândia, estabelecendo assim novas interações junto à população.

MEMORIAL DESCRITIVO
Sobre HABITAT:CIDADE
A proposta em questão, sob a forma de ação artística de participação direta da população, dá um novo desdobramento às questões trabalhadas no projeto TRAMAS/ TRAJETOS que apresentamos em 2009, cujos principais questões em discussão foram:
Ø A reflexão sobre a relação indivíduo – espaço urbano;
Ø A participação coletiva imprescindível na construção plástica, a partir de processos de TROCA, onde identidade e alteridade se mesclam na construção de uma “identidade coletiva”.
Para esta edição, buscamos alcançar as pessoas não apenas em espaços públicos, mas “encontrando-as” no espaço privado de seus lares, o qual também se mostra apto para abordarmos estas e outras questões que pretendemos discutir.
E a casa se torna, além de espaço de intervenção, o elemento a ser explorado poeticamente: a cidade como “casa coletiva e pública”, a urbe como habitat humano, em contraponto ao entendimento contemporâneo da casa como espaço privado da individualidade.
A cidade – “casa de todos” – , na ótica individual, será o resultado obtido a partir de cada cartão que recebermos, em troca do cartão que enviaremos a estas pessoas. A escolha da Casa da Cultura como imagem a ser distribuída se deve ao seu próprio nome, e a ideia de casa coletiva que dele emana.
A escolha da Arte Postal[1] como linguagem se deve ao fato de se referir diretamente à casa -pelo endereço-, que, considerando as possibilidades contemporâneas de comunicação, receber uma carta de um estranho pode se tornar um elemento de estranhamento, convidativo à participação, à interação e à troca.
E nossa proposta, as percepções individuais expressas por meio do cartão serão reunidas na construção de um objeto penetrável no formato de uma casa: a unidade obtida por meio da multiplicidade e da diversidade, numa metáfora com a própria noção de cidade.
Este objeto, móvel, será instalado em locais diversos de grande circulação, promovendo a intervenção no espaço público que possibilitará novas reflexões acerca da relação entre casa e cidade, atingindo um número ainda maior de pessoas.
Dentre os diversos locais os quais este objeto poderá ser instalado, é de nossa vontade que o mesmo seja apresentado na sede da Prefeitura de Uberlândia e/ou da Câmara Municipal de Uberlândia – a “casa do povo”.
E o objeto terá como último endereço a Casa da Cultura, entendida como núcleo dessa rede de contatos e trocas que será estabelecida a partir da realização deste projeto.
DESENVOLVIMENTO
O Projeto Habitat: Cidade se desenvolverá, caso aprovado, da seguinte forma:
1. Serão enviadas, via correio, 1056 (mil e cinqüenta e seis) cartas a endereços residenciais de toda cidade de Uberlândia, atentando-se, na escolha desses endereços, alcançar a maior diversidade possível de bairros. Essa escolha acontecerá por meio da Lista telefônica de Uberlândia. Cada carta conterá: um texto explicativo do projeto Habitat: Cidade (suas proposições dentro do Projeto Arte Urbana) convidando à participação dos destinatários e/ou pessoas residentes naquele endereço; um cartão-postal com imagem da Casa da Cultura, de medidas 10 x 15 cm; um cartão-postal sem imagem e já selado e endereçado à Casa da Cultura de Uberlândia – que deverá ser preenchido pelo destinatário por meio de imagem (fotografias, desenhos ou outra linguagem visual) e texto, que deverão ser produzidos a partir da frase “A cidade é minha casa”.
2. A carta explicativa disponibilizará um email e um blog do grupo Tríade para o esclarecimento de dúvidas (ver envelope com modelo de carta e modelo de cartão);
3. Se necessário, ratificaremos o convite à participação no projeto via telefone, objetivando o maior número possível de participações, uma vez que o projeto depende disso para acontecer;
4. Os cartões – resposta serão destinados à Casa da Cultura, numa forma de criar vínculo entre a população em geral e este espaço;
5. Os cartões serão utilizados na construção de um objeto em forma de casa, da seguinte forma:
O objeto de formato praticamente cúbico (2,70 m² por 2 m de altura) terá estrutura de ferro, e será construído com plástico cristal transparente em duas faces, construindo “bolsos” nos quais serão colocados os cartões, permitindo sua visualização em frente e verso. A “casa” terá dois portais e dois vãos (espaço para janelas) vazados em “paredes” alternadas, de forma que no espaço restante das mesmas caibam exatamente 1056 cartões no formato de 10 x 15 cm. O “teto” será de plástico cristal transparente e não receberá cartões (observar maquete de papel).
6. Nas datas a serem definidas, o objeto será exposto em espaços públicos de Uberlândia a serem igualmente definidos.



[1] Arte Postal: Forma de expressão artística surgida na década de 60 do século XX, a qual se utiliza o sistema de correios para veicular mensagens e imagens, incorporando envelopes, telegramas, selos ou carimbos postais ao processo criativo. Ela surgiu como uma alternativa aos meios convencionais das exposições de arte (Bienais, Salões, etc.) e tem características próprias do período em que apareceu (dialoga, portanto, com a Guerra Fria, no contexto mundial, ou com a ditadura militar, no contexto brasileiro). Ou seja, seu objetivo era veicular informação,incluindo formas protesto e denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário