domingo, 25 de setembro de 2011

Decoupage em caixas - processo de criação por meio da colagem

Há cerca de um ano, visitando uma loja de produtos de arte e artesanato, tomei conhecimento de uma grande variedade de papeis impressos com estampas as mais variadas. Fui me informar junto à vendedora da loja e ela me explicou que esses papeis eram 'papeis para decoupage", geralmente em caixas de MDF,  muito embora sua aparência e textura se parecesse muito com papel de presente.

Em cinco minutos, já havia descoberto os procedimentos mais básicos para se fazer decoupage em caixas (após uma breve espionagem no ateliê da loja), e já sai de lá cheio de papeis e caixas.
Fui pesquisar mais sobre esta técnica de colagem, e vou compartilhar algumas informações aqui:


DECOUPAGE é a arte de decorar um objeto colando recortes de papel colorido sobre ele em combinação com efeitos de pintura diversos. Comumente um objeto como uma caixa pequena ou uma peça de mobiliário é coberto por recortes de papéis estampados industrializados. Cada camada é selada com vernizes  aplicados em múltiplas camadas, de forma a desaparecer com qualquer possivel relevo que venha a se formar, uma vez que o objetivo é se obter uma superficie lisa. A técnica tradicional utilizada 30-40 camadas de verniz, que foram então lixadas para um acabamento polido. Esta já era conhecida na Inglaterra do século 18 como The Art of Japanning.
Artesãos em Florença, Itália produziram objetos decorativos usando técnicas de decoupage, desde o século 18. Eles combinaram decoupage com outras técnicas decorativas já populares em Florença, como a dourada com folha de ouro e desenhos de madeira talhada. Estas técnicas eram utilizadas para produzir artigos como móveis, molduras para quadros, capas de livros entre outras possibilidades. Conhecido como "artesanato estilo florentino", esses itens são agora antiguidades altamente colecionáveis. 

 Enfim, tenho desde então praticado a decoupage para criar composições a partir de imagens / padrões / estampas.

As possibilidades de combinações são ilimitadas, e cada ilustração ou estampa já traz um estímulo para a criação. ainda estou na fase "caixas", mas tenho pensado seriamente em produzir quadros com decoupage. Nas caixas, selecionei alguns "temas" para criar "coleções" de peças utilitárias.


Vou postar algumas fotos das caixas que tenho criado. Muitas delas só me resta a fotografia, pois acabo presenteando ou mesmo vendendo as peças. Tenho recebido muitas encomendas, de forma que não consigo produzir para atender a demanda. Mas as pessoas tem tido paciência, e fico feliz pq tenho tido liberdade para criar cada peça. Quando muito a cor ou tema predominante é solicitado, mas eu escolho os papeis, imagens, e componho dentro daquilo que eu quero.   

Ando especialmente interessado em estampas de pele de animais , temas florais e padrões lineares (listrados,xadrezes ), misturando essas informações e vendo no que vai dar rs. Assim criei algumas temáticas que giram em torno desses motivos: listras e flpores, moda (mistura de estampa animal com xadrez, já que são recorrentes na moda independente de tendências).







"Caixa de música" feita especialmente para uma amiga, assim como a "Caixa Moda 01", que fiz para presentear outra amiga.




"Caixa Moda 02", que fiz junto com uma amiga para presentear a irmã dela, que trabalha com moda.



"Caixa Fauna Flora 01" - personalizei ao presentear.

Essas são algumas que consegui terminar... tenho muitas começadas, à espera de uma atenção especial rs.

Sempre procuro dar uma atenção à parte interna, para que também faça uma referência ao tema da caixa.


Por hojé é isso.

Ab,

Sérgio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário